quarta-feira, 13 de abril de 2011

Biblioteca Universitária

A Biblioteca da Universidade Federal do Ceará tem como missão dar suporte informacional às atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais da instituição, contribuindo para elevar o nível socioeconômico e cultural da sociedade em geral.

Em 1996, os acervos das Bibliotecas de Ciências Humanas, Educação e Casas de Cultura foram reunidos formando uma única biblioteca denominada Biblioteca de Ciências Humanas.

Atualmente, o Sistema de Bibliotecas da UFC, coordenado pela Biblioteca Universitária, compreende 12 bibliotecas em Fortaleza e 5 no Interior do Estado.


Acervo Geral
O acervo é composto por livros, dissertações, teses, folhetos, periódicos, artigos de periódicos, mapas, slides e estão disponíveis através do Catálogo on-line.

A hora de sentar e preparar a monografia para conclusão do Curso está chegando.


III Congresso de Educação do Cariri


Evento educacional, técnico e cultural. Reunirá durante os dias  21 e 22 de julho de 2011, educadores do Nordeste e grandes ícones da educação brasileira, a exemplo do  Rubem Alves, Tania Zagury,  Eduardo Shinyashiki,  Vasco Moretto, Max Haetinger entre outos.

Atividades técnicas: Palestras, conferências. minicursos e apresentação de trabalhos.

Eventos paralelos: Feira cultural com exposição de livros, produtos e serviços para a educação, além de apresentações culturais.

Público alvo: Professores, secretários de educação, gestores, coordenadores, mantenedores, profissionais de educação, estudantes de graduação em educação e demais interessados no tema.


Saiba mais!!

terça-feira, 12 de abril de 2011

RESOLUÇÃO N.º 361/2000


A referida resolução dispõe sobre a Educação Infantil no âmbito do Sistema de Ensino do Ceará.

Diretrizes Curriculares Nacionais


"A educação de nossas crianças e jovens é responsabilidade social, problema da sociedade como um todo e não apenas daqueles que se utilizam da escola ou nela exercem suas funções profissionais. Nesse sentido, a educação escolar, como patrimônio público, constitui-se em responsabilidade social, independente de sua forma jurídica de manutenção."

 Veja aqui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

segunda-feira, 4 de abril de 2011

COMUNICADO AOS ALUNOS

- O encontro coletivo previsto para acontecer em Fortaleza, nos dias 28, 29 e 30/04/2011, foi adiado para 15, 16 e 17/09/2011.

- Para que não haja prejuízo da carga horária das disciplinas e nem da aprendizagem dos alunos, as aulas precisam começar e terminar sempre no horário previsto no Manual do Aluno. Quem chegar 30 minutos após o início das aulas, não terá uma das quatro presenças daquele turno letivo.

- Nas 3 primeiras disciplinas do curso, o aluno que teve média entre 5,0 e 6,5, em apenas uma disciplina, não será considerado reprovado. Nas disciplinas seguintes, ou seja, a partir da quarta disciplina, para ser aprovado, o aluno precisará ter, no mínimo, média 7,0 em todas as disciplinas.

Reunião do Fórum de Educação Infantil do Ceará


A Coordenação do Fórum de Educação Infantil do Ceará vem convidá-lo (a) para a próxima reunião ordinária que será realizada no dia 13 de abril de 2011 (quarta-feira),

Local: Auditório Adísia Sá, Escola Educar SESC –  Av. José Jathay, 813
Bairro Farias Brito – Fortaleza – CE.

Pontos de referência: Hiper Bom Preço da Av. Bezerra de Menezes e CRASA, entre as avenidas Bezerra de Menezes e Duque de Caxias.


PROGRAMAÇÃO

9h – Acolhida
Informes
Avaliação das ações de 2010/Planejamento 2011
12h – Almoço - livre
Apresentação da pesquisa “Impactos iniciais do FUNDEB na qualidade da Educação Infantil de Fortaleza”, com a Profª. Ms Maria de Jesus Araújo Ribeiro.
 Encaminhamentos
16h Avaliação do Dia


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A importância da brincadeira nos primeiros anos escolares

MEC defende brincadeiras em toda a educação infantil
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GABRIELA ROMEU
DE SÃO PAULO

A coordenadora de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Rita de Cássia Coelho, fala ao Jornal Folha de São Paulo sobre a importância da brincadeira nos primeiros anos escolares.


FOLHA: Qual a ênfase que o documento 'Diretrizes Nacionais da Educação Infantil' dá à importância do brincar na educação infantil? É suficiente?

COELHO: As novas diretrizes da educação infantil dão à brincadeira um papel estruturante. Elas determinam que o currículo da educação infantil deve ser estruturado a partir de dois eixos: interações e brincadeiras.

De acordo com as diretrizes, a brincadeira tem uma função importante que estimula a imaginação da criança. Por meio do brincar é que a criança vai significar e ressignificar o real, tornar-se sujeito e partícipe. Ao brincar, as crianças exploram e refletem sobre a realidade e a cultura na qual vivem, incorporando-se e, ao mesmo tempo, questionando regras, papéis sociais e recriando cultura. Nos jogos de faz de conta, por exemplo, a criança recria situações que fazem parte de seu cotidiano, trazendo personagens e ações que fazem parte de suas observações. As brincadeiras são repletas de hábitos, valores e conhecimentos do grupo social ao qual pertence. Por isso dizemos que a brincadeira é histórica e socialmente construída.


Brincar implica troca com o outro, trata-se de uma aprendizagem social. Nesse sentido, a presença do professor é fundamental, pois será ele quem vai mediar as relações, favorecer as trocas e parcerias, promover a integração, planejar e organizar ambientes instigantes para que as brincadeiras aconteçam.

O professor precisa refletir sobre a importância e o papel das brincadeiras no seu trabalho. E deve fazer de todas as atividades de educar e cuidar um brincar: no banho, nas trocas, na alimentação, na escovação dos dentes, na "contação" de histórias, no cantar, no relacionar. Brincar dá à criança oportunidade para imitar o conhecido e construir o novo.

Portanto, do ponto de vista de diretrizes é suficiente, importante e decisivo o que dizem sobre brincadeira. O desafio é como concretizar isso.


Diante de um tema tão importante nos anos iniciais, o MEC planeja desenvolver uma ação diferenciada ou uma pesquisa?

O Brasil tem vários grupos de pesquisadores que se dedicam a essa questão e eles apontam evidências sobre a importância do brincar. O Ministério da Educação dá providências para implementar uma compra governamental de brinquedos, entendidos como materiais pedagógicos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

O que queremos com isso é dar uma identidade à educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental coerente com as características desta faixa etária e com as necessidades das crianças.
Como avalia o tempo e o espaço dedicados ao brincar?

Na educação infantil todo tempo deveria ser de brincadeira. O brincar não é só uma atividade, mas uma forma de estabelecer relações, de produzir conhecimento e construir explicações. Então, na verdade, não deveria existir tempo de brincar pois na educação infantil a brincadeira deve ser contínua.

A questão do espaço é um dos grandes desafios, pois na educação infantil eles são precários, principalmente nos grandes centros urbanos em que a disponibilidade é limitada. O espaço muitas vezes é insuficiente não só para a brincadeira, mas até para o conforto das crianças. É preciso pensar em como melhorar a qualidade dos espaços. O interessante é que com o brincar, as crianças conseguem transformar os espaços. Por isso é importante a escola potencializar outros espaços disponíveis como as áreas externas, no entorno do prédio escolar.

O Ministério da Educação oferece assistência financeira aos municípios e ao Distrito Federal para construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil, por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).

Iniciado em 2007, o programa formalizou até agora 2.348 creches em 2.151 municípios. Incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), prevê o repasse de recursos para a construção de 1.500 escolas em 2011.

Estatuto da Criança e do Adolescente


O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069/90 que regulamentou o artigo 227 da Constituição Federal que atribui à criança e ao adolescente, prioridade absoluta no atendimento aos seus direitos como cidadãos brasileiros.

A aprovação desta Lei representa um esforço coletivo dos mais diversos setores da sociedade organizada. Revela ainda um projeto de sociedade marcado pela igualdade de direitos e de condições que devem ser construídas, para assegurar acesso a esses direitos. É, portanto, um instrumento importante nas mãos do Estado Brasileiro (sociedade e poder público) para transformar a realidade da infância e juventude historicamente vítimas do abandono e da exploração econômica e social.



Domínio Público - biblioteca digital



O "Portal Domínio Público" lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

O acervo disponível para consulta neste endereço eletrônico (http://www.dominiopublico.gov.br) é composto, em sua grande maioria, por obras que se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes.


Acesse já!!

quinta-feira, 31 de março de 2011

Tabuleiro do Norte/CE - Prorrogado o prazo para inscrições em concurso público


A Prefeitura de Tabuleiro do Norte, Estado do Ceará, abriu concurso público oferecendo 168 vagas que podem ser disputadas por candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 510,00 a R$ 5.000,00.

Cargos do concurso Tabuleiro do NorteAuxiliar de Serviços Gerais, Porteiro, Jardineiro, Servente de Pedreiro, Vigia, Agente de Edemias, Agente de Saúde, Motorista, Pedreiro, Operador de Máquinas, Técnico em Enfermagem, Médico, Técnico em Informática, Fisioterapeuta, Veterinário, Odontólogo, Professor, entre outros.

As inscrições serão realizadas até o dia 08 de abril de 2011, através do site http://www.promunicipio.com/.

As taxas de inscrições serão entre R$ 45,00 e R$ 120,00.

As provas serão aplicadas no dia 22 de maio de 2011, nos locais a serem divulgados no cartão de identificação. O gabarito será divulgado no dia 30 de junho de 2011.

O concurso de Tabuleiro do Norte terá validade de 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma única vez, mediante ato devidamente motivado da autoridade competente, por igual período.



Clique aqui e veja o edital deste concurso

Prefeitura de Croatá/CE abre concurso público


A Prefeitura de Croatá lançou concurso para o provimento de vagas em seu quadro permanente de funcionários. São ofertadas 285 vagas imediatas, sendo 100 vagas para cargos que exigem apenas o nível fundamental incompleto como Vigia (43 vagas), Auxiliar de Serviços Gerais (26 vagas), Monitor de Apoio Escolar (19 vagas), Zelador e Motoristas, os salários chegam até R$ 700,00. Aos candidatos de Nível Médio são ofertadas 86 vagas distribuídas em cargos dentre os quais estão incluídos: Técnico em Enfermagem, Secretário Escolar, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Radiologia, Agente Educacional, Agente de Trânsito, Agente Administrativo, Agente de Endemias e Inspetor Sanitário, sendo que os cinco últimos citados não exigem nenhum curso técnico, mas, tão somente o nível médio. Os vencimentos para os profissionais desse nível chegam até R$ R$ 1.526,00.

Os profissionais de nível superior poderão concorrer as 99 vagas, sendo ofertadas vagas tanto para a área da Saúde (Médico, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Odontólogo, Psicólogo, Assistente Social, dentre outros) como para Educação, com destaque para os cargos de Professor com 72 vagas. Os salários dos candidatos de nível superior chegam até R$ R$ 8.250,00.

Você poderá efetuar sua inscrição até o dia 03 de abril de 2011 pelo site do Instituto Cidades http://www.institutocidades.org.br/. Pensando nos candidatos que não têm acesso à internet, o Instituto Cidades disponibiliza um posto facilitador localizado na Rua Vitoriano Ribeiro, nº 135, Centro – Croatá – CE, onde o candidato poderá efetuar sua inscrição.


SAC - Serviço de Atendimento ao Candidato CE - (85) 3311.210